Recentemente escrevi um artigo sobre Mentoring de carreira, no qual descrevi meu processo de mentoria.
Uma das etapas que mais gosto é a da definição de Valores e propósito. Explico:
Valores: crenças ou ideias importantes e duradouras; o que é bom ou ruim e aceitável ou inaceitável;
Propósito: porque você faz alguma coisa, ou o porque de sua existência.
Por exemplo, meu propósito é ser pleno, saudável e contribuir para o progresso das pessoas e na foto do início, estou dando uma entrevista para o podcast do Ricardo Dalbosco, enfim, exercitando meu propósito.
Mesmo que você não os conheça, eles estão aí dentro, no seu subconsciente; mas dentro do processo cognitivo, nossa mente precisa que tudo o que vemos, sentimos ou percebemos, esteja associado a uma palavra. Isso é a compreensão.
Vou dar um exemplo pessoal. Segurança é um dos meus valores; eu o descobri já a algum tempo e entendo que sempre se fez presente em minha vida, motivo pelo qual deixei de fazer algumas coisas e optar por outras.
Como disse antes, esse valor sempre norteou minha vida, mesmo antes de conhecê-lo (cognitivamente); mas, quando tomei consciência do mesmo, passei a entender o porque das minhas escolhas e a não me cobrar mais, por não arriscar (na minha maneira de ver) tanto, quanto outras pessoas.
Este conhecimento me trouxe conforto, aceitação e a necessidade de trabalhá-lo, para poder não me acomodar e buscar novos desafios.
E como se faz a definição de valores e propósito?
Eu utilizo uma ferramenta muito interessante, com a qual definimos o que é importante, seus maiores objetivos, o que você gosta de fazer, como você gostaria de ser visto, qual seria o seu legado, entre outros questionamentos.
Como resultado sempre proponho uma declaração de valores e propósito ilustrada com um foto representativa (com a pessoa ou não). Como o exemplo abaixo:
Esta é a minha declaração de valores e propósito e, tenho certeza que a imagem sintetiza tudo!
Gostou? Tem vontade de se conhecer e se compreender melhor?