Como mentor de carreiras recebo frequentemente pessoas em meu consultório com a reclamação de que estão infelizes com seus trabalhos; desejam uma orientação para mudarem.
Com o tempo aprendi a fazer o questionamento que coloquei logo no início; profissão é a área na qual você se graduou ou desenvolveu uma grande experiência. Já a ocupação é o seu trabalho atual.
Esta percepção é fundamental!
Esta percepção é fundamental, pois, por vezes, estamos muito infelizes e isso pode estar relacionado apenas a: 1) a empresa na qual estamos; 2) a liderança para qual nos reportamos e; 3) parte das atividades que realizamos. Ou tudo isso junto!
Atendi recentemente um publicitário que estava desmotivado. Juntos percebemos que sua vocação era a área de atendimento, na qual havia feito carreira e que, atualmente atuando na área de gestão da agência, sua rotina o desmotivava. Enfim, não estava insatisfeito com a sua profissão e a solução não seria montar um restaurante, por exemplo (pois cozinhava muito bem e seus amigos o incentivavam a viver disso).
Refizemos seu plano de carreira de forma que voltasse para a área de atendimento (em outra empresa) e hoje, ele se sente novamente motivado e “com brilho nos olhos”.
Bem, minha recomendação para você nesta segunda-feira (caso esteja desmotivado) é perguntar-se: não gosto da minha profissão ou não estou feliz com o que estou fazendo, ou aonde estou fazendo ou ainda, para quem tenho que fazer?
E então? Qual a sua conclusão?